O que há de errado com os Grãos? - PiMed
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O que há de errado com os Grãos?

O problema gritante com grãos é que os nossos corpos não estão adaptados para comê-los, podendo sofrer com doença celíaca, intolerância ao glúten, doenças autoimunes, entre outras

As pessoas têm comido grãos há cerca de 10.000 anos, desde a Revolução Agrícola. Os grãos fazem parte da cultura alimentar de muitos países ao redor do mundo; e são recomendadas às pessoas porções de grãos por dia, a fim de se manter saudável. Então, qual é o problema?

O problema gritante com grãos é que os nossos corpos não estão adaptados para comê-los. Há centenas de milhares (ou mais) anos, os nossos antepassados caçavam os seus alimentos. Eles não plantavam culturas de trigo, arroz, cevada, aveia, ou quaisquer outros grãos; eles colhiam frutos e legumes selvagem, e comiam carne.

Na verdade, os mamíferos não são “adaptados” para comer grãos. Quando comemos, nossos corpos podem se "revoltar", sofrendo com doença celíaca, intolerância ao glúten, doenças autoimunes, entre outras (1, 2).

 

A vitamina e deficiências minerais

Os grãos têm níveis muito baixos de vitaminas e minerais. Não temos como obter todos os nutrientes necessários em uma dieta de grãos ou grão-e-vegetal. A vitamina B12, assim como vários outros micronutrientes, é encontrada apenas em produtos de origem animal. Culturas que comem principalmente grãos são deficientes em B12, entre outros nutrientes.

 

Anti-nutrientes

Anti-nutrientes são o sistema de defesa da planta contra predadores. Estes sistemas ajudam a garantir a capacidade da planta em se propagar e se proteger de ser completamente devorada. Sementes em geral não são digeríveis, e são excretadas para dar continuidade à planta (3, 4).

Alguns animais são mais bem adaptados a estes anti-nutrientes do que outros. Pássaros, insetos e roedores são todos concebidos para lidar fisiologicamente com os anti-nutrientes, mas os seres humanos não.

 

Ácido fítico

O ácido fítico ou fitato é encontrado no farelo e exterior de todas as sementes (incluindo grãos) e nozes. Ele se liga com minerais como o cálcio, cobre, ferro, magnésio e zinco, em seu corpo e impede a sua absorção adequada de nutrientes. As culturas que comem grandes quantidades de grãos têm menos concentração de minerais nos ossos, por exemplo.

 

Lectinas

As lectinas são proteínas encontradas nas plantas, destinadas a proteger as plantas contra os predadores (insetos e aves). Elas são anti-nutrientes e trabalham para causar problemas digestivos no animal ou inseto que come a planta. As lectinas podem afetar negativamente a flora intestinal, causar resistência à leptina, interferir com as atividades de absorção e causar danos em seu intestino delgado e sistema imunológico. Elas podem causar síndrome do intestino permeável, levando a problemas autoimunes.

 

Glúten

Ah, o glúten! Proteína pior do que a lectina e o ácido fítico. É encontrada na cevada, centeio e trigo. O glúten pode destruir as microvilosidades do intestino delgado, o que resulta na síndrome do intestino permeável. Isto, como mencionado, conduz a problemas digestivos, alergias e doenças autoimunes.

Uma grande parte da população sofre de intolerância ao glúten, que pode causar sintomas como dores de cabeça, dor nas articulações, problemas de pele, distúrbios convulsivos, e transtornos mentais, entre outros, sem nem ao menos saber que é intolerante.

 

Ácidos Graxos

Uma dieta com quantidades saudáveis de ácidos graxos ômega-3 reduz os sintomas de doenças auto-imunes e a inflamação. Você pode obter ômega-3 em carnes e peixes oleosos. Grãos, por outro lado, são pobres em gorduras em geral, ômega-3 em particular. Eles possuem quantidades mais elevadas de ômega-6, o que provoca ainda mais desequilíbrio em nosso organismo.

 

Carboidratos

O aumento do consumo de grãos leva à obesidade, doença crônica e infertilidade. Isto é agravado pelo estilo de vida sedentário. Os grãos possuem altos níveis de carboidratos; muito alto para uma pessoa sedentária. Os carboidratos que a pessoa come e não queima como energia, é armazenado como gordura. Há hormônios que são liberados junto com dietas ricas em carboidratos (insulina, adrenalina e cortisol, para citar alguns), cujo excesso se transforma em problema para a saúde (5).

 

Alguns mitos da alimentação estão tão consolidados em nosso dia a dia, que torna-se difícil se desvencilhar deles, por isso procure informações e converse com o seu médico sobre o assunto. Antes de cortar todos os grãos da dieta, lembre-se que cada caso é um caso, e tudo vai depender muito do seu organismo. É importante investigar e descobrir se você sofre com intolerância ou inflamações para pensar melhor a sua alimentação.

Fique com Deus!

Autor(es):
Dr. Juliano Pimentel

 

Fonte(s):
1 - http://www.marksdailyapple.com/why-grains-are-unhealthy/#axzz2Z7t2XcGi
2 - http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2008/01/02/truth-about-eating-grains.aspx
3 - AMBROSONE, C. B.; MCCANN, S. E.; FREUDENHEIM, J. L.; MARSHALL, J. R.; ZHANG, Y.; SHIELDS, P. G. Breast cancer risk in premenopausal women is inversely associated with consumption of broccoli, a source of isothiocyanates, but is not modified by GST genotype. Journal of Nutrition, Philadelphia, v. 134, p. 1134-1138, 2004
4 - ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Official methods of analysis. 15. ed. Washington, 1990. v. 2.

Fontes:

1 - http://www.marksdailyapple.com/why-grains-are-unhealthy/#axzz2Z7t2XcGi
2 - http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2008/01/02/truth-about-eating-grains.aspx
3 - AMBROSONE, C. B.; MCCANN, S. E.; FREUDENHEIM, J. L.; MARSHALL, J. R.; ZHANG, Y.; SHIELDS, P. G. Breast cancer risk in premenopausal women is inversely associated with consumption of broccoli, a source of isothiocyanates, but is not modified by GST genotype. Journal of Nutrition, Philadelphia, v. 134, p. 1134-1138, 2004
4 - ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Official methods of analysis. 15. ed. Washington, 1990. v. 2.
5 - Delfino RA, Canniatti-Brazaca SG. Interação de polifenóis e proteínas e o efeito na digestibilidade protéica de feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) cultivar Pérola. Ciênc Tecnol Aliment. 2010;30(2):308-12.

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