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Exercícios para manter a saúde do seu cérebro

Sua memória está falhando ou você se sente muito estressado? As atividades físicas e meditação são aliados para aliviar a tensão e manter sua atividade cerebral afiada

Como anda seus níveis de estresse? Você tem dificuldade de se lembrar das coisas?

O exercício é um bom aliado para aliviar a tensão e manter a atividade cerebral durante o tempo! O cérebro utiliza 15% do fluxo sanguíneo corporal e 20% do seu consumo de oxigênio, quando nos exercitamos, aumentamos o fluxo do sangue para o cérebro e estimulamos a liberação de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Ou seja, os benefícios do treino diário vão muito além da estética corporal (1).

Se você ainda tem dúvidas... um estudo irlandês feito com jovens constatou que após a atividade física, houve uma melhora em tarefas relacionadas à memória, causada pelo aumento de células no hipocampo, que é a parte cerebral que cuida manutenção da memória. Mas para ter esses efeitos benéficos, a prática de exercícios deve ser regular (2, 3)!

Para começar a se mexer de vez, convide amigos e familiares para te acompanhar. Fica mais fácil iniciar uma rotina de exercícios quando você tem alguém ao seu lado, te incentivando, e com os meus objetivos que os seus. É cientificamente comprovado que a vida a dois influencia diretamente em nosso estilo de vida. Você já deve ter percebido que as pessoas tendem a ganhar peso quando “começam uma vida nova”, como é o caso do casamento, por exemplo. Pesquisas mostram que o mais comum é que o casal ganhe massa, causada pela mudança de hábito alimentar em suas rotinas. Mas nada impede que você utilize esse embalado da vida a dois para emagrecer. Chame agora o seu parceiro para uma caminhada ou para a academia (4). O cérebro de vocês agradece.

Além do exercício físico, que deve ser praticado com regularidade e com orientação de um profissional, atividades voltadas para a memorização e que estimulam o raciocínio e pensamentos, são mais que bem-vindas também. Pode ser jogos de memória, cartas, dominós, videogames e leituras. Além de ajudar sua memória, essas atividades são muito divertidas (5).

E que tal aprender um novo idioma? Quando aprendemos uma nova língua exercitemos quatro regiões distintas do cérebro! Estudos indicam que pessoas fluentes em mais de uma língua têm maior volume de massa cinzenta nas regiões cerebrais responsáveis pela linguagem. Além disso, pessoas poliglotas ou bilíngues possuem mais facilidade de focar em duas atividades ao mesmo tempo, têm melhor memória e maior capacidade de planejamento (6).

Todas essas atividades fazem muito bem para o seu cérebro. Mas além delas, eu aconselho que você medite. Ao praticar exercícios de meditação destinados a desenvolver as habilidades da atenção plena – a consciência ampla e tolerante dos pensamentos, dos sentimentos, das sensações corporais e do ambiente ao redor, você estimula sua mente e estudos apontam que a massa cinzenta fica mais espessa e desenvolvida em várias regiões devido à meditação. Uma delas é o hipocampo, cujas atividades têm relação com a aprendizagem, a memória e a regulação das emoções. A meditação também traz ótimos resultados para quem sofre com depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), pois essas pessoas apresentam pouca massa cinzenta no hipocampo (7,8).

Você não sabe como meditar? Não tem problema! A meditação vai muito de cada um, mas é possível seguir alguns passos:

>> Encontre um lugar tranquilo, silencioso e limpo;

>> Procure respirar sem pressa (deixe tudo para depois, o momento de meditação é exclusivamente seu);

>> Não lute contra os pensamentos que surgem sem parar dentro de você (se você “abraçar” estes pensamentos, fica mais fácil);

>> Comece a observar sua respiração, seu ritmo e intensidade;

>> Quando se sentir completamente focado em sua respiração, sem qualquer interferência externa ou mental, sinta a experiência de simplesmente estar ali;

>> Ao sentir uma paz interior, você terá alcançado a consciência meditativa.

 

Resumindo, se você quer um o cérebro mais espesso e busca fortalecer as conexões entre células cerebrais, pratique exercícios e medite.

Fique com Deus!

Autor(es):
Dr. Juliano Pimentel

 

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