Como deve ser e o que deve conter uma boa avaliação física? - PiMed

Matérias

Gostei

Como deve ser e o que deve conter uma boa avaliação física?

Em primeiro lugar a academia ou estabelecimento esportivo precisa mobilizar um profissional que tenha habilidades específicas para esta tarefa, além disso, o estabelecimento necessita estar estruturado com equipamentos e materiais para esta prática.

Preciso pagar pela Avaliação Física?

Esta é a pergunta mais recorrente no ato de uma matrícula ou renovação nas academias, pois possivelmente a importância da avaliação física não é do conhecimento do grande público. A resposta para essa pergunta é SIM, é necessário se pagar pela avaliação física no ato de uma matrícula ou renovação de um plano. Em primeiro lugar a academia ou estabelecimento esportivo precisa mobilizar um profissional que tenha habilidades específicas para esta tarefa, além disso, o estabelecimento necessita estar estruturado com equipamentos e materiais para esta prática.

E o que eu ganho com isso? 

Esta é a pergunta mais mentalizada (mas nem sempre dita). A resposta é direcionamento, segurança, qualidade nos resultados, pois sem meta não chegamos a lugar algum, e esta é uma realidade quando se trata de atividade física com objetivo de se obter resultados.

Por meio da avaliação física o profissional terá parâmetros para identificar a melhor exercício físico para o seu aluno, assim como, a intensidade e frequência desse exercício. Diagnosticar as atividades que não deverão ser executadas por possíveis patologias (desvios posturais, lesões e reabilitações), alinhar os objetivos do aluno com a sua real necessidade. Costumo dizer que nem sempre o que o aluno quer é o que ele precisa! Estabelecer foco, determinar datas e resultados fazem parte de uma rotina de treinamento organizada e que com certeza atenderá as expectativas desse aluno.

Com esse aparato de informações o profissional consegue dar um pontapé inicial nas atividades físicas com direcionamento, segurança e qualidade nos resultados. Mas o trabalho da avaliação física não termina por ai, se faz necessário (e tão importante), a reavaliação periódica com o intuito de se quantificar a melhora nas capacidades físicas, verificar se os resultados apontam para o objetivo e corrigir eventuais falhas na prescrição e nos resultados obtidos até então. A reavaliação física deverá ser realizada entre 2 a 3 meses da primeira avaliação, e assim, consecutivamente.

Uma avaliação física eficaz e eficiente deve conter:

ANAMNESE: perguntas para identificar histórico esportivo e pessoal; problemas de saúde; restrições médicas e medicamentos utilizados; e os objetivos do praticante.

PERIMETRIA (CIRCUNFERÊNCIAS): feitas com uma trena antropométrica (medimos as circunferências de membros superiores, tronco e membros inferiores).

COMPOSIÇÃO CORPORAL: verificamos o peso e a altura atuais e detectamos o percentual de gordura, peso de gordura, peso de massa muscular, peso ideal e índice de massa corporal (IMC).

ANÁLISE POSTURAL: através de quatro posições, analisamos e indicamos desvios posturais que podem interferir no treinamento e na vida cotidiana da pessoa, e indicamos exercícios para melhorar a postura do avaliado.

TESTE DE FLEXIBILIDADE: podemos medir, os níveis de flexibilidade e amplitude articular das principais articulações e alongamento da musculatura.

TESTES DE FORÇA: utilizamos teste abdominal e de flexões de braços para verificar a resistência muscular destas áreas e possíveis pontos de dores que possam limitar a realização correta dos exercícios.

TESTE CARDIORRESPIRATÓRIO: pode ser feito de maneira direta, através do teste físico, ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Determinamos a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento, além de verificar a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores (quando necessário).

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre a avaliação física e sua necessidade. Verifique sua rotina de treinamento e a data da sua última avaliação, possivelmente você não se atentou que ela já está vencida!! Marque já sua reavaliação e tenho excelentes resultados.

 

Autor(es):
Robinson Rodrigues Gomes - Professor de Educação Física.

 

Fontes:

Robinson Rodrigues Gomes - Professor de Educação Física.

ÚltimasMatérias